quinta-feira, 12 de abril de 2012

Referências Relativas, Absolutas e Mistas


Referências Relativas, Absolutas e Mistas

As fórmulas no Excel geralmente se referem a outras células. Exemplo: = A1+B1.
Ao clicarmos sobre uma célula com uma fórmula surge a alça de preenchimento que permite ao usuário "propagar" aquela fórmula, evitando a redigitação inúmeras vezes.
Observe, na figura, que ao puxar a alça de preenchimento a fórmula se alterou automaticamente. Nesse caso temos uma Referência Relativa, já que a fórmula vai se alterando "relativamente" à primeira que foi digitada.

Referência relativa

Referência Absoluta

Mas nem sempre desejamos que a fórmula se "propague". Neste caso colocamos um cifrão - $ - antes da letra para evitar que a coluna seja alterada ou antes do número, para evitar que a linha seja alterada.
Observe que agora a fórmula se manteve constante.

Referência Mista

Quando precisamos de uma combinação das duas situações, colocamos o cifrão à frente apenas da letra da coluna (ex: $A1) ou do número (ex:A$1). Assim, "travamos a propagação" da Coluna ou da Linha.
Observe, a seguir, que parte da fórmula está sem o cifrão - e por isso se alterou - e a outra parte fiou "travada" em B1, em virtude da colocação do cifrão antes de B e de 1.





Alternar entre referências relativas e absolutas

Se você criou uma fórmula e deseja alterar as referências relativas para absolutas (e vice-versa), selecione a célula que contém a fórmula. Na barra de fórmulas , selecione a referência que você deseja alterar (no nosso exemplo, clique em qualquer uma das células. Exemplo: clique sobre $B$1) e pressione F4 . Sempre que você pressionar F4, o Excel alternará entre as combinações: coluna absoluta e linha absoluta (por exemplo, $C$1); coluna relativa e linha absoluta (C$1); coluna absoluta e linha relativa ($C1) e coluna relativa e linha relativa (C1). Por exemplo, se você selecionar o endereço $A$1 em uma fórmula e pressionar F4, a referência passará a ser A$1. Pressione F4 novamente e a referência passará a ser $A1 e assim por diante.

Nenhum comentário:

Postar um comentário